“Os 3 pontos”
Final do 2o. tempo, jogo duro, estádio lotado, pressão da torcida, e o Novorizontino vencia o Rio Branco de Americana por 1 x 0, que lutava incansavelmente pelo empate dentro da sua casa, e faltando poucos minutos para acabar a partida, vejo meu pai caindo no gramado e se formando um grande tumulto ao seu redor…
Filho de Treinador também sofre!!!
A partida foi imediatamente interrompida pelo árbitro, que pediu reforço policial para conter os ânimos dos torcedores. Prontamente o médico do clube fez o atendimento ao meu pai, sendo necessário 3 pontos em sua cabeça, devido à uma pedra que foi lançada da arquibancada.
E lá se passaram minutos valiosos para o Novorizontino…
O jogo acabou 1 x 0 para o Tigre do Vale, e segundo meu pai gostava de contar, repito suas palavras que ouvi por diversas vezes:
“Eu estava na beirada do campo orientando a equipe, quando senti uma forte pancada na cabeça, e ao passar a mão na lesão, vi que tinha sido ferido por uma grande pedra, pois havia muito sangue.
Dei dois passos pra frente e cai propositalmente dentro do campo, para que a partida fosse paralisada e esfriasse o time do Rio Branco!
E deu certo! Eu tomei 3 pontos na cabeça, mas levamos 3 pontos pra casa!”, dizia ele sorridente e mostrando a pedra em suas mãos como se fosse um troféu conquistado com seu próprio sangue.
Na foto pode ser observado o tamanho do objeto, medindo cerca de 6 x 3 cm.
Durante os anos de 1994, 1995 e 1996, o Professor Teixeira dirigiu o Grêmio Esportivo Novorizontino, da cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, do Presidente Jorge Ismael de Biasi.
Já em 1994, o clube ficou em 5o lugar no Campeonato Paulista, foi Campeão de Aspirantes e Campeão Brasileiro da Série C, garantindo o acesso ao Brasileiro da Série B.
Em 1995 outros excelentes resultados, novamente o 5o. lugar no difícil Campeonato Paulista e outro Título de Aspirantes, chegando às semi-finais do Brasileiro da Série B.
Nos três anos sob a sua direção, o time sofreu apenas 3 derrotas jogando em casa, e tais resultados credenciaram o clube a excursionar pela Europa, disputando 10 partidas, com 7 vitórias, 2 derrotas e 1 empate, conquistando três Torneios Internacionais em 1995.
Infelizmente em 1996 o clube que já estava sob o controle da Família Chedid, que transferiu o time para outras cidades, descaracterizando completamente a infra-estrutura montada em Novo Horizonte, e diante de diversas dificuldades financeiras, o clube encerraria suas atividades em 1999; retornando somente em 2010, e hoje disputa novamente o Campeonato Paulista da Série A.
São histórias da bola e da vida!
Estas e outras estão no livro “50 ANOS POR DENTRO DO FUTEBOL”, da Editora Phorte, de autoria do Professor José de Souza Teixeira (1935 – 2018)
Junior Teixeira
21 de Dezembro de 2019.
#professorjoseteixeira
#futebol
#treinador
Campeão da Série C do campeonato Brasileiro
Livro “50 ANOS POR DENTRO DO FUTEBOL”